Buscar
  • webelosocial

Brasília sai na frente e deverá ser o primeiro estado a dar dignidade aos catadores


O sistema INER de resíduos sólidos iniciará por Brasília a implantação do sistema de cooperativas de trabalho denominado COOPERINER’s.

Para que isso venha a acontecer, teremos primeiramente que criar o CDC-DF – Comissão Distrital de Catadores do Distrito Federal.


Essa comissão realmente irá se tornar a voz dos catadores do DF, uma vez que para integra-la, obrigatoriamente os participantes terão que fazer parte da diretoria de uma cooperativa situada no DF, evitando assim que pessoas que não integram diretorias de cooperativas possam falar por catadores, assim os catadores terão sua própria voz.

A reunião é organizada pelo Instituto INER, instituição social vinculada a CESB – Confederação do Elo Social Brasil – que tem em seus objetivos sociais combater a desigualdade social.


O trabalho se inicia com uma palestra que só não tem data pelo fato de estarem proibidos os eventos até que se normalize a situação com respeito a pandemia, porém o local já está acertado. A palestra terá como pauta apenas explicações de direitos já preconizados na nova lei de resíduos sólidos, que não são cumpridos pelo governo.

Na fase final da apresentação os integrantes de cooperativas que quiserem participar da comissão podem assinar a ata de sua criação, ocasião em que receberão um certificado de inclusão.


DA PARTE POLÍTICA: Imediatamente após criada a comissão, será pleiteada realização de uma audiência pública na Câmara Legislativa com o objetivo de gerar documento para pleitear junto ao governo do GDF a sessão de 10 áreas de terra, onde se edificarão as cooperativas.


DA PARTE SOCIAL: Imediatamente após a criação da comissão, serão agendadas as datas para início dos cursos vivenciais e de cidadania, para catadores e familiares de catadores. https://www.socialdocidadao.org.br/direcao


DA PARTE PROFISSIONALIZANTE: Assim que começarem a concluir os primeiros cursos de cidadania que são de apenas 4 aulas de 4 horas cada, ministradas semanalmente nos períodos da manhã, tarde ou noite, daremos início aos cursos profissionalizantes, estes inicialmente na esfera de tapeçaria, restauração de móveis e decoração, ministrados pelo SINDETAP – Sindicato Nacional dos Decoradores e Tapeceiros.

www.sindetap.org.br

PARA PARTICIPAR: Para participar o candidato terá que obrigatoriamente fazer parte do estatuto social de uma das cooperativas do Distrito Federal, se inscrever em nosso site e obter o convite oficial em nome da cooperativa que pertence a esse convite, o que lhe dará direito a ingressar no evento em número de 3 participantes.


VEJA MODELO OFICIAL DO CONVITE A SEGUIR:



3 visualizações
Voltar Elo.png
Acorda Brasil.png
Instituto INER.jpg
Cooperiner.jpg
Cursos Vivenciais.png
Social_do_Cidadão.png
Social_Carcerária.jpg
ECES.jpg
Sindetap.jpg
Participação Legislativa.jpg
PMBL.png

Diretoria de implantação de projeto: Endereço: Rua Cecília Bonilha 145

Instituição responsável: Confederação do Elo Social do Brasil

São Paulo (Capital) - Telefone: +55 (11) 3991-9919

"Movimento Passando o Brasil a Limpo".

Projeto "Lixo Zero, Social 10"​

​© 2020 - Todos os Direitos Reservados